Oportunidades de transporte crossborder na SADC

27 Mar 2024
Oportunidades de transporte crossborder na SADC
No panorama da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), estão a surgir muitas oportunidades para a logística transfronteiriça, impulsionando o crescimento económico e a integração regional.
 
De acordo com Tiago Pocinho, Country Manager South Africa & Zambia, na Rangel Logistics Solutions, um dos principais focos são os projetos de infraestruturas em curso nos estados-membros. "Os investimentos em infraestruturas de transporte - como estradas, caminhos-de-ferro e portos - estão a simplificar os movimentos transfronteiriços e a aumentar a eficiência logística. Nomeadamente, a revisão e a expansão de corredores de transporte vitais, como o corredor Norte-Sul, estão a abrir caminho a uma melhor conectividade, a tempos de trânsito mais curtos e a um aumento das atividades comerciais."
 
O funcionamento eficiente dos postos fronteiriços, com o objetivo de facilitar o comércio e agilizar a movimentação da carga, é crucial para que a África Austral aumente o volume de carga nos seus corredores.
 
De acordo com Pocinho, vários postos fronteiriços foram objeto de esforços de desenvolvimento regional para aumentar a eficiência e simplificar os movimentos transfronteiriços. "O posto fronteiriço de Beitbridge, que liga a África do Sul ao Zimbabué, tem sido um ponto fulcral para potenciais atualizações e modernização, a fim de aliviar o congestionamento e simplificar as operações. Outro desenvolvimento significativo é a conclusão da ponte de Kazungula, que liga o Botsuana e a Zâmbia, cujo objetivo é melhorar a conetividade geral, reduzir os atrasos e aumentar os fluxos comerciais".
 
O responsável referiu que a África do Sul está num caminho positivo, apesar dos desafios, e a Rangel tem continuado a expandir a sua presença na região.
 
"Desde 2020, temos vindo a intensificar os nossos investimentos. Estamos a expandir a nossa frota, a construir novas infraestruturas, a estabelecer armazéns e gabinetes de desalfandegamento e a posicionarmo-nos estrategicamente nos principais gateaways da região.", conclui Tiago Pocinho.

Leia aqui a notícia na íntegra.